Calendário 2010

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quinta-feira, 10 de junho de 2010

quinta-feira, 3 de junho de 2010


Educação e Cibercultura foi mais um curso que participei no decorrer desse ciclo. Uma das atividades que me surpreendeu na forma pela qual foi ministrada. A professora Maristela Midlej, nos proporcionou aulas dinâmicas e atraentes, fazendo com que todos os cursistas participassem com prazer e entusiasmo. Vários temas foram discutidos no decorrer da atividade como: Hipertexto, interação,  interatividade entre outros. Portanto, o hipertexto é considerado como um instrumento bem adaptado a essa pedagogia atual. A partir dele podemos perceber que surgi novas formas de conhecimento. Com esse estudo percebe-se que o homem apreende a realidade por meio de uma rede de aprendizagem colaboração em que cada pessoa ajuda o outro a desenvolver-se, isso, ao mesmo tempo em que também ele  se desenvolve. Como diz (Freire, 1993, p. 9) "Ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados  pelo mundo"  Portanto, todos aprendem juntos e em colaboração, isso através da interação. Lemos afirma que:
A interatividade digital caminha para a superação das barreiras físicas entre os agentes (homens e máquinas), e para uma interação cada vez maior do usuário com as informações, e não com objetos no sentido físico. [...] Essa nova qualidade da interatividade (“eletrônico-digital”), como os computadores e o ciberespaço, vai afetar de forma radical a relação entre o sujeito e o objeto na contemporaneidade. (LEMOS, 2007)

            Entretanto, a interatividade é uma forma de comunicação, em que o emissor passa a mensagem para o receptor, e assim não mais é um ser passivo, mais se tornar ativo no sentido que lhe é permitido uma forma de participação socializando experiências vividas de forma colaborativa e colaboração.
Se as pessoas estiverem abertas e utilizarem a interatividade para comunicar-se, para que então venham interagir melhor, com certeza terá um bom êxito com um excelente desenvolvimento. Assim é necessário que o professor utiliza-se dessa ação docente inovadora para contemplar utilização em suas aulas dos diversos recursos tecnológicos disponíveis, em especial os computadores e a rede de informação.  Recebemos na Escola Municipal Paraíso 18 computadores, 01 impressora pelo Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO).  Sendo ele um projeto que visa promover o uso pedagógico de tecnologias da informação relacionadas a conteúdos educacionais nas escolas públicas de todo o Brasil disseminando assim a cultura digital.   Para isso, o programa atua em duas frentes: equipando as escolas com tecnologias da informação e capacitando professores para fazer o uso adequado dos recursos no processo ensino-aprendizagem. Portanto, cabe aos professores e aos alunos participar de um processo conjunto para aprender de forma criativa e dinâmica que tenha como essência o diálogo e a descoberta.