Calendário 2010

Calendário 2010

domingo, 21 de novembro de 2010


RELATO DO PROJETO COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS

         As tecnologias têm produzido inovações no meio educacional. Assim o professor é desafiado a ousar e a alcançar o sonho de promover um ensino de boa qualidade com o auxílio das ferramentas tecnológicas nas salas de aula. Ao trabalhar o projeto Odisséia na Escola com a integração das Tecnologias, da Informação e Comunicação na sala de aula, foi visível o envolvimento e empolgação da turma. O projeto do meu grupo foi para crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I. As atividades desenvolvidas no decorrer do projeto contribuíram para as crianças desenvolverem habilidades para as pesquisas utilizando fontes da internet, manuseio da câmera digital e apresentação em público.
    A participação dos alunos nas atividades propostas se deu de forma mais efetiva, havendo um bom desempenho e desenvolvimento pessoal dos alunos, além da integração entre alunos e docente. Além disso, percebe-se que essas crianças, hoje, sentem-se motivados, participativos e desenvolveram habilidades em comunicação virtual, oral e escrita.
  Utilizamos de diversas estratégias no desenvolvimento deste projeto, como: Exibição do filme A Odisséia; Apresentação de Slide sobre os deuses e mitos da história; Pesquisas e leitura da história na internet; Interpretações orais e escritas da história lida; Estudos de vocabulários desconhecido presentes na história;  Realização de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral;  Dramatizações da história trabalhada com os alunos; Colcha de retalhos:   Montagem de um mural no formato de uma colcha de retalhos, onde cada retalho seja o aspecto lido no dia do livro de Ruth Rocha, só que retratado por desenhos;   Mapa literário: Uso da cartografia e os referenciais cartesianos e montar um mapa da trajetória feita por Ulisses; Navegando na História: Desenho de círculos no chão da sala. Quatro círculos com algumas características do capítulo lido e um círculo maior e em branco. Todos os alunos entrarão no circulo em branco e irá passar para os outros depois que pagar um preço, que será falar um pouco sobre o que está em cada embarcação (círculo). As crianças serão incentivadas a falar sobre cada tópico apresentado.
   Com o resultado desse trabalho, percebo que há inúmeras estratégias pedagógicas que podemos desenvolver com nossos alunos, utilizando-se de softwares educativos, World Wilde Web, ambientes síncronos (chats, MSN, Videoconferência) e assíncronos (e-mail, grupos de discussão, correio eletrônico, Orkut e etc.). Percebemos também, que a busca por novas metodologias em nossas aulas, enriqueceu bastante nossa prática educativa e assim, os conteúdos trabalhados  tornam mais significativos
     São esses desafios, que impulsionam docentes ao propósito de se tornar um professor criador, inovador, construtivo e realizado. Entretanto, o processo da aprendizagem com o uso das tecnologias na sala de aula nos coloca diante de novos questionamentos ao percebermos as diferentes realidades brasileiras e, mais especificamente, as peculiaridades de um bairro periférico, como é o caso bairro Paraíso.         

quarta-feira, 3 de novembro de 2010


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
 ENSINO FUNDAMENTAL /SÉRIES INICIAIS
PROFESSORA: MARISTELA MIDLEJ
CURSISTA: GICELIA BATISTA

TECNOLOGIAS: PROPORCIONANDO  UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA  NA ESCOLA

            A escola é considerada como um espaço  privilegiado de socialização. Espaço esse onde acontecem as trocas expressivas, pois é na interação com o mundo e  também com o outro, que construímos nossos conhecimentos, desenvolvemos valores, adquirimos hábitos e atitudes imprescindível para a formação do nosso caráter e personalidade. Portanto, além da família, a escola é um dos agentes responsáveis para inserir a criança na sociedade. Ela é capaz de contribuir para o bom desenvolvimento social adequado da criança, por meio das atividades realizadas em grupo, desenvolvendo a capacidade de relacionamento e participação ativa. Assim, a escola é uma instituição, na qual surge, historicamente, com o papel de socializar conhecimentos e desenvolver atividades que promovem o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos acerca de questões que lhes possibilitam viver de forma ativa e participativa na sociedade.
             A cada dia tem  se discutido bastante a acerca do uso das tecnologias na escola. Percebe-se que grande tem sido os investimentos dos estados para informatizar todas as escolas públicas, porém pouco tem sido os investimentos em proporcionar momentos de estudos e debates sobre os usos pedagógicos desses recursos em sala de aula. Estamos vivendo momentos em que toda a sociedade corre para se reestruturar e atender as demandas atuais ligados a evolução tecnológica.  Por isso, a escola não pode ficar para trás, mas, precisa rever e repensar sua prática para não perder a chance de usar a internet em prol da transformação, estimulando o aluno a produzir conteúdos.
            É necessário deixar claro no projeto político pedagógico da escola, como está organizado o trabalho com a tecnologia e também, como funciona a sala de informática. Sabe-se que é papel da escola oferecer uma metodologia adequada e envolvente para seus alunos com o objetivo de proporcioná-los uma aprendizagem significativa. Quando desenvolvemos o hábito de trabalhar com tais recursos da tecnologia na sala de aula, descobrimos que podemos usá-los para ensinar melhor qualquer conteúdo e isso de uma forma prazerosa.  Por tanto, quando a escola incorpora a aceleração do tempo, do espaço, a colaboração e a interatividade que a internet oferece, essa tecnologia  pode ir muito além, fazendo algo realmente  inovador.
            Assim, com o passar do tempo, as boas lembranças que devemos levar da escola, é extremamente importante que sejam referentes a atividades que envolvem a socialização, interação e o trabalho colaborativo, isto é, na relação com os colegas, que sejam justamente as atividades lúdicas, atraentes e dinâmicas. Dessa forma, a internet possibilita esse trabalho, porém, a minoria dos professores usuários sabe manipular esses recursos de forma pedagógica. A Internet nos proporciona a construção de um trabalho conjunto entre professores e alunos, seja presencial (real) ou virtual, pois, ela nos oferece hoje, inúmeros recursos que combinam socialização e interação, por meio de listas de discussão, fóruns, comunidades, chats, orkuts, blogs, MSN, entre outros.