Calendário 2010

Calendário 2010

quarta-feira, 3 de novembro de 2010


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
 ENSINO FUNDAMENTAL /SÉRIES INICIAIS
PROFESSORA: MARISTELA MIDLEJ
CURSISTA: GICELIA BATISTA

TECNOLOGIAS: PROPORCIONANDO  UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA  NA ESCOLA

            A escola é considerada como um espaço  privilegiado de socialização. Espaço esse onde acontecem as trocas expressivas, pois é na interação com o mundo e  também com o outro, que construímos nossos conhecimentos, desenvolvemos valores, adquirimos hábitos e atitudes imprescindível para a formação do nosso caráter e personalidade. Portanto, além da família, a escola é um dos agentes responsáveis para inserir a criança na sociedade. Ela é capaz de contribuir para o bom desenvolvimento social adequado da criança, por meio das atividades realizadas em grupo, desenvolvendo a capacidade de relacionamento e participação ativa. Assim, a escola é uma instituição, na qual surge, historicamente, com o papel de socializar conhecimentos e desenvolver atividades que promovem o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos acerca de questões que lhes possibilitam viver de forma ativa e participativa na sociedade.
             A cada dia tem  se discutido bastante a acerca do uso das tecnologias na escola. Percebe-se que grande tem sido os investimentos dos estados para informatizar todas as escolas públicas, porém pouco tem sido os investimentos em proporcionar momentos de estudos e debates sobre os usos pedagógicos desses recursos em sala de aula. Estamos vivendo momentos em que toda a sociedade corre para se reestruturar e atender as demandas atuais ligados a evolução tecnológica.  Por isso, a escola não pode ficar para trás, mas, precisa rever e repensar sua prática para não perder a chance de usar a internet em prol da transformação, estimulando o aluno a produzir conteúdos.
            É necessário deixar claro no projeto político pedagógico da escola, como está organizado o trabalho com a tecnologia e também, como funciona a sala de informática. Sabe-se que é papel da escola oferecer uma metodologia adequada e envolvente para seus alunos com o objetivo de proporcioná-los uma aprendizagem significativa. Quando desenvolvemos o hábito de trabalhar com tais recursos da tecnologia na sala de aula, descobrimos que podemos usá-los para ensinar melhor qualquer conteúdo e isso de uma forma prazerosa.  Por tanto, quando a escola incorpora a aceleração do tempo, do espaço, a colaboração e a interatividade que a internet oferece, essa tecnologia  pode ir muito além, fazendo algo realmente  inovador.
            Assim, com o passar do tempo, as boas lembranças que devemos levar da escola, é extremamente importante que sejam referentes a atividades que envolvem a socialização, interação e o trabalho colaborativo, isto é, na relação com os colegas, que sejam justamente as atividades lúdicas, atraentes e dinâmicas. Dessa forma, a internet possibilita esse trabalho, porém, a minoria dos professores usuários sabe manipular esses recursos de forma pedagógica. A Internet nos proporciona a construção de um trabalho conjunto entre professores e alunos, seja presencial (real) ou virtual, pois, ela nos oferece hoje, inúmeros recursos que combinam socialização e interação, por meio de listas de discussão, fóruns, comunidades, chats, orkuts, blogs, MSN, entre outros.


Nenhum comentário: