Calendário 2010

Calendário 2010

domingo, 6 de setembro de 2009

REFLEXÃO SOBRE A LEITURA DO TEXTO Exclusão / inclusão: elementos para uma discussão.

Não basta apenas disponibilizar o acesso aos recursos tecnológicos e à internet para se considerar um indivíduo "incluído" nessa sociedade da informação e comunicação. Porém sabemos que promover a integração e interação das pessoas nessa sociedade representa um grande desafio para todos nós educadores, não apenas disponibilizando o acesso às fontes de informação e ao conhecimento, sendo esse necessário estar acessíveis a todos os cidadãos em uma sociedade democrática, mas sabemos que implica em um trabalho de conscientização e sensibilização das pessoas, com a união de esforços da sociedade como um todo

Uma questão que considero importante, é a necessidade de preparar os professores e cidadãos para o exercício consciente de um direito deles participarem de forma ativa, crítica e criativa, no contexto da sociedade da informação, negociando com os sentidos que dá aos meios e recursos tecnológicos, bem como os usos que faz desses recursos, promovendo também uma formação adequada para professores voltada para a ampliação de acesso às novas linguagens comunicacionais, utilizando os recursos tecnológicos a serviço da cidadania. A questão crucial que se coloca é: Como colocar o conhecimento a serviço dos excluídos?

Compreendi também com a leitura do texto que será preciso bastante cuidado para que a inclusão digital não seja tratada de forma superficial, pois muito se discute sobre o tema, mas poucos a compreendem. Estamos através desse GEAC procurando compreender melhor os processos necessários para uma efetiva “inclusão digital.

Acredito que a inclusão digital seja um conjunto de ações em prol do desenvolvimento de habilidades do indivíduo para utilização e compreensão das tecnologias de informação e comunicação, sendo capazes de utilizar suas funções em sua vida diária.

Entretanto, a inclusão digital é uma faceta particular das questões de inclusão social. Como o nome já revela tudo, incluir pessoas, de um modo geral, no âmbito do "mundo digital", é tornar cada vez mais possível, desafiante e estimulante o acesso a Internet, e compartilhamento de rede, abrindo espaço para a propaganda dos valores, conseguirem fazer com que um maior número cada vez maior de pessoas consiga interagir comodamente com os recursos tecnológicos e de comunicação disponíveis no computador, proporcionando aos usuários diferentes possibilidades de desenvolvimento social, cultural, intelectual, etc.

3 comentários:

beatriz disse...

É verdade GICÉLIA, disponibilizar somente o acesso aos recursos tecnológicos aos nossos alunos e comunidade não fará deles incluído digitalmente. precisamos fazer com que cada indivíduo veja as novas tecnologia como um meio de transformação do conhecimento, através das informações, da troca e principalmente da busca constante de forma ativa e criativa.
Têiles

Rita Rezende disse...

Com certeza a disponibilidade de acasso à máquina não faz efeito se realmente não nos apropriarmos dos seus usos.Creio que neste ponto temos avançado muito desde o primeiro cíclo na Facudade.

Sule disse...

Oi Gil!
Parabéns pelas reflexões, vejo que esta buscando trazer sua compreensão nesse movimento de inclusão digital!

Vamos manter o blog atualizado, dando continuidade ao que vc esta fazendo, porém, com maior periodicidade: as descobertas, os estudos, o que vc esta se aproximando e percebendo do movimento de inclusão digital em Irecê!

Parabéns...

bjinhos
Sule