Calendário 2010

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quinta-feira, 30 de abril de 2009


Estudo da crônica

Da importancia do diploma

(Estadão 2002)


Ler bem pode ajudar a viver, porque o sujeito se informa, seidentifica, se transforma, principalmente, se anima. Mas o que leva as pessoas a escrever é uma angústia diferentedessas: a angústia de riscar um destino, interferir na história,se colocar no campo de jogo.

Bernardo, 2000


JUSTIFICATIVA


Por ser uma crônica, que apresenta uma linguaguem de fácil compreensão, levando em conta que os alunos do 4º ano não estão habituados a trabalhar com essa tipologia textua e acreditando que, o trabalho com crônica será um veículo por meio do qual o leitor desfrutará de um roteiro imaginário, viajando num cenário real e crítico da nossa sociedade, descobrindo em nele habilidades leitoras e escritoras. Entretanto, selecionei algumas crônica que tivesse assuntos contextualizado com fatos reais, e escolhi a crônica Da Importancia do Diploma de Estadão.

Temática: É uma crônica voltada a uma crítica feita a compra de diploma e regalias oferecida no Brasil aos marginais com nível superior.

Característica: É um diálogo de mãe e filho, com elementos predominantemente narrativos de linguaguem clara e objetiva com fatos relacionados a desigualdade social num tom político que mistura humor e crítica. “O diploma é importante meu filho, porque se você for preso e tiver diploma, você não fica com os bandidos. Você fica numa sala especial, com geladeira, televisão e telefone, sozinho. _Mesmo se for bandido? _Mesmo se for bandido. Principalmente. _Entedeu? Tendo um diploma_de qualquer coisa, de qualquer faculdade_, você tem previlégios”. É um texto polêmico, onde o tema discutido provoca o leitor a discutir comportamento humano em relação ao contexto de fatos reais da sociedade atual.

O texto possibilita um trabalho de forma produtiva com um riquíssimo debate para melhor compreensão de Pluralidade e Direitos, Organização Política e Pluralidade, Respetio Mútuo, Justiça e Pluralidade e Educação. Alguns trechos provoca o leitor a posicionar-se diante de algumas questões abordadas interagindo com outras áreas de conhecimento.


PLANO DE AULA


Escola Municipal Paraíso

Turma: Grupo 10 5º ano

Atividade:Crônica (Da importancia do diploma)

Conteúdo:

Tipologia textual;

reescrita;

desigualdade social.

OBJETIVOS:

- Proporcionar a leitura crítica, do gênero crônica em sala de aula;

- Provocar um debate sobre o tema abordado;

- Compreender o contexto entre a temática explorada e a realidade cotidiana.

- Reescrever a crônica.

DESENVOLVIMENTO DA AULA:


A aula iniará com alguns questionamentos: Para que estudamos? Quem sabe o que é um diploma e para que serve? Na sua opinião, qual a diferença de quem tem um diploma para quem não tem?

Distribuir a cópia da crônica “Da Importancia do Diploma de Estadão” para todos os alunos.

Solicitar que um aluno se disponibilize a fazer a leitura compartilhada, provocando a turma quanto aos questionamentos antes da leitura, gerando discussão sobre o tema abordado no texto.

Em seguida, sugerir aos alunos que releia o texto, com o intuíto de descobri qual a tipologia textual, e quais as característica que nos leva a tal resposta. Será importante que o professor discuta com os alunos a forma breve e sutil com que Estadão apresenta estes elementos em seu texto. Para tanto, poderá ser lançado mão do tema enquanto conteúdo, utilizando apenas como ponto de partida para reflexões dos alunos sobre o tema enfocado

Propor aos alunos a reescrita do texto lido abordando o conceito da crônica,as críticas feita a compra de diploma e regalias oferecida no Brasil aos marginais com nível superior, além do conhecimento acerca da estrutura social e seus problemas, da responsabilidade nas relações sociais, da importância da participação ativa da sociedade, enfim, conceitos de ética e cidadania que foram discutidos durante o percurso da aula.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através da participação do debate dos alunos e de suas reescritas, observados pelo professor aplicador da atividade.


RELATÓRIO DA AULA


No desenvolvimento do processo de leitura, em situação escolarizada, é preciso criar situações que permitam aos alunos a constatação, a reflexão e a transformação dos significados, a construção e a reconstrução das idéias do autor através do cotejo dessas idéias, para se chegar à conclusão de que as idéias do autor podem conter vários sentidos possíveis. Nas séries iniciais é possível ir criando possibilidades de construção dos significados através da leitura de textos variados. Não resta a menor dúvida de que é função primordial da escola desenvolver leitores competentes” (Oliveira, 2005, p. 124).

Para aprender a ler, para gostar de ler, é necessário que estejamos todos disposto e expostos a situações de leitura em um ambiente letrado. É preciso descobrir o mágico mundo da leitura por prazer, assim como ler para aprender, para se informar, estabelecendo relações contextualizadas com a realidade pessoais do que lemos.

A atividade aplicada na sala de aula com a crônica de Estadão “Da Importancia do Diploma” em uma turma de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de Nove anos alunos com faixa etária de idade de10 à 13 anos, na Escola Municipal Paraíso, com o objetivo de proporcionar a leitura crítica, do gênero crônica em sala de aula; provocar um debate sobre o tema abordado; compreender o contexto entre a temática explorada e a realidade cotidiana reescrevendo a crônica.

Confesso que antes não tinha trabalhado essa tipologia textual, por achar complicado para séries da forma que somos acostumamos a trbalhar em sala de aula, não pensando em estratégias que despertassem nas crianças questões que se sentissem desafiados, na qual utilizei uma dinâmica e me surpreendi com o envolvimento da turma e os resultados colhidos com essa atividade. Quando iniciei, levantando os questionamentos acerca da temática da crônica foi com o intuíto que os alunos opinasseem sobre o tema demonstrando seu entendimento de mundo. Achei muito interessante a forma que eles se colocaram sem saber o por quê dos questionamentos, muitas respostas surgiram, onde fui registrando: “Estudamos para aprender, para ser educado, para se formar, para fazer uma faculdade. O diploma serve para arrumar emprego, para ser inteligente e educado, para arrumar dinheiro. Quem tem estudo pode mais e é feliz de que quem não tem, que é mais respeitado”... Como afirma SOLÉ(1998), a formulação de perguntas sobre o que vai ser lido ajuda a melhorar a compreensão. Além disso, diz a referida autora:

Quando os alunos formulam perguntas pertinentes sobre o texto, não só estão utilizando o seu conhecimento prévio sobre o tema mas também – talvez sem essa intenção – conscientizam-se do que sabem e do que não sabem sobre esse assunto. Além do mais, adquirem objetivos próprios, para os quais tem sentido o ato de a ler. Por outro lado, o professor pode inferir das perguntas formuladas pelos alunos qual é sua situação perante o texto e ajustar sua intervenção à situação.

(SOLÉ, 1998).

No momento que realizamos a leitura, eles riam e falavam: “_ Essa mãe é muito é doida._ Ei, pró isso é verdade?_Quero saber que fica preso de todo jeito não é? Só que era para sofrer igual os outros. É tudo bandidão”. Foi uma discussão produtiva e ampla sobre injustiça social, desigualdade e desonestidades.A atividade nos possibilitou a interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento, contemplando o PROJETO VIAJANDO NO MUNDO DA LEITURA E ESCRITA, um projeto que está sendo desenvolvido na escola, desde o ano passado sendo um projeto permanente da escola, para desenvolver no aluno habilidades leitora e escritora.

Diante dessas reflexões, percebi que uma boa estratégia de leitura para envolver os nossos alunos ao mundo da leitura é trabalhar com textos que promovam prazer e possibilidades de interdisciplinaridades. Partindo dessa idéia, foi possível escolher a crônica, haja vista que esse é um gênero que possibilita a fazer relação com o nosso cotidiano, na maioria das vezes utilizando o humor, ampliando a nossa visão das coisas, fazendo-nos conferir, refletir e entender melhor através das suas narrativas. Esta atividade veio contribuir para mais envolvimento na leitura, inclusive a leitura da biblioteca móvel, em que pegam livros, revistas e outros textos, livremente, sem cobrança dos professores, exercendo a autonomia.

Aproveitando o envolvimento da turma propus que reescrevessem a crônica trabalhada, agora em quadrinhos ilustrando com um cenário imaginário. Apareceram cada ilustração, com uma criatividade, na qual me despertou a propor mais esse tipo de atividade. Acredito que após familiarizarem com essa tipologia, os alunos irão produzir os seus próprios textos, que serão apresentados no encerramento desse projeto, como foi citado anteriormente, atendendo o cronograma do mesmo.













Um comentário:

leticia disse...

Adorei a proposta! Tomei a liberdade de mandá-la p/ uma amiga que está trabalhando crônicas no momento.

Abraços!