Calendário 2010

Calendário 2010

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Oficina de "Imagens" para uma libertação do olhar

Cada vez mais vivemos numa sociedade que cresce a comunicação pela imagem. Sabemos que muito, é feito em busca de novos caminhos para a linguagem fotográfica, tendo nesse olhar novas formas de conceber e produzir imagens que possam representar um grande passo em frente na qualidade de produção, sendo necessário a exigência de imaginação e de criatividade. Seja pelas ideias que veiculam, ou pelo seu apelo visual.
Predominam imagens sugestivas, indicativas de situações e de afetos, que parecem guardar segredos Pensar a significância da imagem como representacão de uma realidade, e a influência da visão/opinião do sujeito que vê a imagem na "leitura" dessa representacão. Considera-se também, a denominação de vídeo experimental, isso porque, normalmente, o realizador de vídeo tem desenvolvido propostas com experimentação de linguagem, suas visões pessoais de mundo, com experimentações dos vídeos relacionando a forma expressiva.
A Oficina de Imagem foi conduzida pela professora Maria Helena Bonilla, em ambiente virtual online pelo skapy e logo seguida pela rádio web. Experiencia maravilhosa, a cada dia me surpreendo com as novidades da evolução tecnológica que mesmo não estando presente, virtualmente esteve conosco, podendo nos orientar quanto às atividades a serem desenvolvidas durante toda a Oficina de Imagem.
Rita e Ariston, foram magníficos como monitores dessa atividade, acredito que muitas novidades virão nessa oficina, também fomos orientados a no manuseio da câmera fotográfica, a tirar fotografias dando-lhes uma melhor qualidade possível. Saímos pra fora da sala nos sentindo fotográfos profissionais fotografando a vontade. Tivemos ainda a oportunidade de assistirmos ao vídeo “A menina que roubava livros” produzido por participantes do GELIT ciclo um. Interessante, a análise que fizemos desse vídeo, pois o que parecia está muito bom, depois da análise observamos detalhes antes não percebido, que poderiam ser melhorados, se produzido com o olhar liberto após a oficina.

Um comentário:

dulce disse...

A reflexão sobre as imagens, feitas aqui por você, vai além do conhecimento sobre as máquinas.Com esse olhar, o pensamento perpassa por muitas situações de realidade e fantasia.
Em nosso cotidiano profissional, as imagens ocupam um espaço significativo. Estáticas ou em movimento, elas registram nossas ações e ajudam fazer a nossa história. As veses, são muito úteis à nossa memória, fazendo-nos dar a volta no tempo, revivendo emoções nas mais diversas passagens da vida.
se analisarmos bem, aprender a trabalhar com todas as possibilidades que a tecnologia oferece, é um grande privilégio.