Calendário 2010

Calendário 2010

quinta-feira, 9 de abril de 2009

VISITA A EMBASA

O técnico da Embasa, "Empresa Baiana de Águas e Saneamento" Carlos Ribeiro, é uns dos cidadãos Ireceence que usa e defende o software livre de um forma contagiante. Eles afirma, que o motivo iniciante da migração do software proprietário para o sofware livre, foi por se tratar de um sistema com código fonte aberto, podendo a empresa adequar o sistema às necessidades da organização, com a finalidade principal de ser gratuíto, conheceu o programa através de curso promovido pela empresa com bom material didático onde puderam aprender com segurança. Carlos Ribeira diz acreditar que o software livre ainda vai dominar o mercado de programas, onde todos seraõ beneficiados por não gastar nenhuma fortunas para adquirir bons softwares e que um dia não ouviremos mais falar em software proprietário ou software pirata.
No entanto, ainda são poucas as empresa que usam o software livre em Irecê, por medo de encarar o novo e acomodação, pois para quem nunca viu um antes, tem que aprender praticamente tudo do zero, na Embasa também aconteceu assim, às reações dos usuários "funcionários" dessa empresa, inicialmente todos se chocaram com a aparência e a maneira com que tem que se trabalhar no programa, mas não demorou muito, para está familiarizados com a nova interface do programa e hoje gostam mais que os outros com o qual estavam habituados. Acha que usando o swl algumas ações de conscientização serão desenvolvidas.
Concordo com Carlos Ribeiro e acrescento que o Software Livre, a cada dia, conquista mais espaço tanto na mídia quanto na prática, sendo ele um dos instrumento privilegiado para a inclusão digital, sendo capaz de vencer o monopólio da Microsoft. Nessa perspectiva, a utilização do software livre é ativa, onde demanda um processo de aprendizagem, ssendo ele livre, rompe com idéias de produto acabado. Entretanto o modelo proprietário é motivado pela competição de mercado e o o livre é motivado pela colaboração e em qualquer nível de interatividade. Assim como o nosso curso, o software livre,estabelece uma relação de horizontalidade entre produtores e usuários.

Um comentário:

vanna disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.