Calendário 2010

Calendário 2010

segunda-feira, 29 de junho de 2009

REFLEXÃO SOBRE A OFICINA DE IMAGEM




Participei da oficina de imagem com a professora Maria Helena Bonilla e os monitores Ariston Eduão e Rita de Cássia Antunes. Essa atividade me fez ver o trabalho com imagens além do que imaginava. Quando me inscrevi nesta atividade, minhas perspectivas eram: 'Vou aprender manipular imagens e fazer vídeo”. Na verdade, era somente isso que esperava, porém os resultados foram completamente mais extensos. O material para leitura complementar disponível no moodle proporcionou-nos um conhecimento significativo sobre o assunto. Hoje, percebo que temos à nossa disposição ferramentas para capturar imagem de forma digital, ou digitalizar imagens já existentes e facilmente fazer a manipulação em nossa própria casa, desde saturação, brilho, contraste e nitidez até a própria forma que compõem o assunto fotografado. A manipulação de imagens tem sido criticada por muitas pessoas, vendo como uma corrupção da fotografia. Porém, na verdade, são apenas os avanços dos recursos de edição e montagem de imagens e vídeos. Antes, utilizavam-se tintas, tesoura, cola e outros materiais; hoje, utilizamos com ferramenta o computador. Para explicar melhor esses avanços e ampliação desse universo das imagens a autora Cristiane Nova diz:

A própria transformação do estatuto da imagem no mundo configurado pelas novas tecnologias imagéticas e audiovisuais acaba por remodelar a visão dos homens de si, da história e do mundo. É o consciente e o inconsciente ótico coletivo modificando as suas projeções ao sabor do surgimento de diferentes técnicas. Com a criação das imagens tecnologicamente reprodutíveis, inicialmente com a fotografia, o universo imagético vai rapidamente se ampliando. ( Nova, 2003, p. 189.)

No entanto, tenho consciência de que nem tudo são flores, as tecnologias digitais, também arrastam consigo um perigo: O aumento considerável da capacidade de modificação e deturpação da imagem que permitem alterações de todas as espécies, os ajustes de luminosidade, correção de imperfeições, inserindo ou retirando elementos da imagem, entre muitas outras possibilidades. Os Programas têm sido cada vez mais poderosos, permitindo falsificar qualquer imagem aparentemente real e os resultados obtidos são, por vezes, tão eficazes que se tornam detectáveis mesmo ao olhar de profissionais da fotografia.
Nesta oficina, discutiu-se também no fórum do moodle o uso de produtos multimídias educativos na sala de aula, os quais permitem interagir com os colegas cursistas em um movimento de aprendizagem interativa e colaborativa, refletindo sobre experiências vividas em sala de aula. Alguns produtos multimídias, podem ser importantes ferramentas de suporte ao ensino. Os softwares educativos possibilitam a interação dos aprendentes, encorajando-os, e tornando possível uma aprendizagem colaborativa. Quanto aos jogos, embora os utilizemos como lazer, podem também ter aplicação educacional, o mesmo acontece com o ORKUT e o MSN, sendo eles utilizados como meios de comunicação e interação, também trazem contribuições significativas à aprendizagem. Porem, as recursos tecnológicos mais utilizados em salas de aulas de escola pública de pequeno porte, como a nossa, são: MICROSCÍSTER, TV E VÍDEO.

Um dos campos mais interessantes de utilização do vídeo para compreender o uso da televisão em sala de aula é o da análise da informação, para ajudar professores e alunos a perceberem melhor as possibilidades e limites da televisão e do jornal como meios informativos. Sobre esse tema, tivemos uma palestra com a professora Daiane, abordando-o de maneira dinâmica e instigante, mostrando que nós, professores, podemos proporcionar aulas com tv e vídeo de forma a despertar no aluno o senso crítico, promovendo, assim, aprendizagem produtiva. Entretanto, a tradicional prática de uso do vídeo na escola ainda está longe do ideal de autonomia e participação.

Os conhecimentos que o uso do vídeo e da televisão proporcionam as crianças, estão muito mais próximos da vida da maioria dos alunos do que os proporcionados pelo convívio escolar. Em casa está o mundo que apela para o desejo e para o prazer de olhar, de desfrutar, de consumir o mundo das imagens eletrônicas. Na escola, um pouco tímido, está o mundo das palavras escritas, do pensamento para compreensão, da abstração, um mundo representado pelo discurso do professor. O uso desses recursos na sala de aula impõe-se como uma necessidade, pelo fato de ser um hábito dentro da família. Partido dessas linguagens no âmbito escolar, é necessário conhecê-las, ter materiais audiovisuais mais próximos da sensibilidade dos alunos e planejar estratégias de inserir esses materiais e atividades de forma dinâmica, interessante, mobilizadora e significativas.

Um comentário:

Bonilla disse...

Parabéns Gicélia,
o blog está muito legal. Continue usando o espaço para trazer tuas idéias e produções, sempre dinamizando-o com links, imagens, vídeos, cor.
Os comentários sobre o relatório, postei no blog de Eriande
um abraço.