Calendário 2010

Calendário 2010

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Falar de ética não é tão simples como pensamos, pois muitas vezes o que é ético para mim, pode não ser para você. No entanto acredito que ética tem muito a ver com transparência, honestidade e respeito. Aristóteles nos ajuda definir o que é ética, como algo que está presente em nosso cotidiano o tempo todo, seja nas decisões familiares, políticas, ou no trabalho por exemplo.

Como todos nós sabemos, desde o nosso nascimento que somos ensinados o que é certo e o que é errado, partindo desses ensinamentos passamos a reproduzir os valores impostos pela sociedade a qual vivemos. No entanto quando não seguimos tais valores respeitando as regras impostas, somos punidos. Em um texto bíblico em salmos diz:"Qual o homem que não ama sua vida, procurando ser feliz todos os dias ?" (Sl 34,13).


Então essa tal felicidade
consiste em buscar a própria realização, fazendo o que é bom, tanto para você mesmo como para seu próximo, isso conforme à natureza humana.


Um comentário:

dulce disse...

É verdade Gicelia, não é tão simples falar de ética, pois muitas das vezes o que considero ético, o meu próximo não acha, tem uma visão de ética completamente da minha.
Penso que os valores são mudados em consequência da evolução. Porém não se pode perder os princípios, ou como você fala, a centralidade do conjunto de valores que são nossos referenciais