Calendário 2010

Calendário 2010

domingo, 23 de maio de 2010

O que é ler? Para que ler?



Compreendo que ler é um exercício de reflexão, indagação, compreensão e identificação de símbolos e sinais.  Considero o hábito de ler, como um dos meios pelo qual o indivíduo mantém se informado, sendo ela uma atividade interativa. Ler, no sentido bem profundo da palavra, é também para apreender o que está escrito, refletindo e questionando, ou seja, "viajar” no imaginário com o livro ou texto.
Ler também é atribuir sentido ao texto, relacionando assim com o contexto e com as experiências iniciais  do leitor, assim a leitura é um processo que se evidencia através da interação entre os diversos níveis de conhecimento do leitor, seja ele do conhecimento lingüístico, conhecimento textual e também do conhecimento de mundo.
Ler para enriquecer o vocabulário, para aumentar a capacidade de argumentação, desenvolvimento da linguagem, criatividade, de rapidez de raciocínio, e também para facilitar a escrita, compreender melhor aquilo que está escrito e consequentemente facilitar a  produção de síntese e a exposição de idéias.

Um comentário:

Rita Rezende disse...

É por isso que eu sou apaixonada por leitura, pois ela de fato abre novos mundos.