Calendário 2010

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domingo, 21 de novembro de 2010


RELATO DO PROJETO COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS

         As tecnologias têm produzido inovações no meio educacional. Assim o professor é desafiado a ousar e a alcançar o sonho de promover um ensino de boa qualidade com o auxílio das ferramentas tecnológicas nas salas de aula. Ao trabalhar o projeto Odisséia na Escola com a integração das Tecnologias, da Informação e Comunicação na sala de aula, foi visível o envolvimento e empolgação da turma. O projeto do meu grupo foi para crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I. As atividades desenvolvidas no decorrer do projeto contribuíram para as crianças desenvolverem habilidades para as pesquisas utilizando fontes da internet, manuseio da câmera digital e apresentação em público.
    A participação dos alunos nas atividades propostas se deu de forma mais efetiva, havendo um bom desempenho e desenvolvimento pessoal dos alunos, além da integração entre alunos e docente. Além disso, percebe-se que essas crianças, hoje, sentem-se motivados, participativos e desenvolveram habilidades em comunicação virtual, oral e escrita.
  Utilizamos de diversas estratégias no desenvolvimento deste projeto, como: Exibição do filme A Odisséia; Apresentação de Slide sobre os deuses e mitos da história; Pesquisas e leitura da história na internet; Interpretações orais e escritas da história lida; Estudos de vocabulários desconhecido presentes na história;  Realização de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral;  Dramatizações da história trabalhada com os alunos; Colcha de retalhos:   Montagem de um mural no formato de uma colcha de retalhos, onde cada retalho seja o aspecto lido no dia do livro de Ruth Rocha, só que retratado por desenhos;   Mapa literário: Uso da cartografia e os referenciais cartesianos e montar um mapa da trajetória feita por Ulisses; Navegando na História: Desenho de círculos no chão da sala. Quatro círculos com algumas características do capítulo lido e um círculo maior e em branco. Todos os alunos entrarão no circulo em branco e irá passar para os outros depois que pagar um preço, que será falar um pouco sobre o que está em cada embarcação (círculo). As crianças serão incentivadas a falar sobre cada tópico apresentado.
   Com o resultado desse trabalho, percebo que há inúmeras estratégias pedagógicas que podemos desenvolver com nossos alunos, utilizando-se de softwares educativos, World Wilde Web, ambientes síncronos (chats, MSN, Videoconferência) e assíncronos (e-mail, grupos de discussão, correio eletrônico, Orkut e etc.). Percebemos também, que a busca por novas metodologias em nossas aulas, enriqueceu bastante nossa prática educativa e assim, os conteúdos trabalhados  tornam mais significativos
     São esses desafios, que impulsionam docentes ao propósito de se tornar um professor criador, inovador, construtivo e realizado. Entretanto, o processo da aprendizagem com o uso das tecnologias na sala de aula nos coloca diante de novos questionamentos ao percebermos as diferentes realidades brasileiras e, mais especificamente, as peculiaridades de um bairro periférico, como é o caso bairro Paraíso.         

3 comentários:

Maristela Midlej disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maristela Midlej disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maristela Midlej disse...

Oi Gicélia,

Parabéns pelo trabalho.

Gostaria de chamar a atenção para: ao se referir ao uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas o uso da palavra ferramenta não é adequado, visto que a mesma, assim como os utensílios, são também artefatos, que significa próprio para o uso, tendo a finalidade de se realizar um trabalho ou uma tarefa, como por exemplo, um martelo para bater um prego, um machado etc.Funcionam como extensões ou prolongamentos de habilidades na maior parte das vezes manuais. As tecnologias digitais são muito mais que ferramentas, são estruturantes de novas formas de pensar, de conhecer, de agir, de se relacionar, de construir conhecimentos, alcançam muito mais que um nível físico, um nível sensório e cerebral. Portanto, é melhor falar da tecnologia como mediadora de aprendizagens, ou até mesmo como um recurso que medeia a construção de conhecimento.
Vá em frente, e sempre que possivel, aproveite as potencialidades das tecnologias digitais nas atividades pedagógicas.

abs,
Maristela