Calendário 2010

Calendário 2010

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

COMUNIDADES VIRTUAIS

A sociabilidade está se transformando através daquilo que alguns chamam de privatização da sociabilidade, que é a sociabilidade entre
pessoas que constroem laços eletivos, que não são os que trabalham
ou vivem em um mesmo lugar, que coincidem fisicamente. [ ... ] Esta
formação de redes pessoais é o que a Internet permite desenvolver
mais fortemente. (CASTELLS, 2003b, p. 274).

A comunidade virtual tem seus membros, que diretamente.

ou indiretamente partilham sabers, valores e interesses comuns, abrindo espaço para dialogar sobre temas discutidos, possibilitando assim a construção conjunta de novas reflexões colaborativas e consequentemente, detectar aspectos positivos e outros que precisam ser modificados em sua forma de pensar e agi. Com solidariedade, emoção, conflito, imaginação e memória coletiva, união, identificação, comunhão, interesses comuns, interação. Do mesmo modo, para haver um convívio pacífico, também são adotadas regras de conduta.
No entanto, quando uma comunidade virtual é formada como um espaço público, interativo e sendo compreendido por todos os membros como possibilidades de efetivas trocas entre os mesmos, sendo eles, livres para lê, comentar, criticar e deixar seu ponto de vista sobre as reflexões ou comentários ali postos por cada membro. Assim, essas comunidades virtuais, formam redes de relações pessoais no ciberespaço contribuindo para a construção de novos saberes.

Na comunidade virtual, o indivíduo escolhe, elege qual comunidade quer fazer parte, sendo a principal motivação o seu interesse particular em um ou mais assuntos em que percebe uma identificação e encontra pessoas com quem possa compartilhar idéias e promover discussões públicas. Weber utiliza como exemplo básico de comunidade a relação.

"Chamamos de comunidade a uma relação social na medida em que a orientação da ação social, na média ou no tipo ideal- baseia-se em um sentido de solidariedade: o resultado de ligações emocionais ou tradicionais dos participantes". (Weber 1987:77)

Bjus: Gicelia

5 comentários:

Joana disse...

imagine uma comunidade com vários membros que tenham os mesmos interesses,derepente não conseguem se comunicar, o que seria dos membros.

mas, como hoje temos um correio eletrônico, que nos possibilita a interação e reflexão das idéias independente de locomoção, posso entender que esse espaço é muito importante no processo da aprendizagem.

eriande disse...

É por isto que as novas tecnologias vêm permitindo extrapolar as fronteiras de espaço/tempo, favorecendo assim, a velocidade da coletividade e o processamento das informações e a interatividade em qualquer parte do mundo.
Cabe a nos verificarmos e utilizarmos as informações de informa que passamos transforma-las em conhecimentos.

Sule disse...

Oi Gil!
Percebi que falta trazer os pontos comuns dos textos para tua reflexão.Outra coisa! Vc coloca que as comunidades virtuais são "correios eletrônicos". É isso mesmo que entendeu sobre comunidades virtuais???
As comunidades virtuais se estebelecem em diversos ambientes, não apenas por meio dos correios eletronicos!
Aprofunde mais sua reflexão. Traga os pontos comuns nos textos, articule seu posicionamento com as discussões teóricas com os autores, cite-os...Procure escrever mais... ouse mais... escreva mais... deixe as idéias fluirem...
Bjinhos
Sule

Nubia Barbosa disse...

Concordo com você colega quando diz que em uma Comunidade Virtual seus membros compartilham saberes,realmente há uma troca de conhecimentos e reflexões e as regras são inportantes para uma melhor convivência. Um abraço.

Sule disse...

Querida Gil! Melhorou bastante, esta mais clara tua reflexão, no entanto, continuo sentindo falta de encontrar pontos comuns nos textos indicados para leituras. Entenda que esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade estimular professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser 'mais um no meio da multidão". A unica forma que temos como perceber as leituras e estudos de vocês é quando os trazem para reflexão..
Mas vamos em frente, ainda temos muita água para rolar...
bjinhos
Sule