Calendário 2010

Calendário 2010

segunda-feira, 23 de março de 2009


Como chegou o software livre em Irecê!!


Vejam só o que descobrimos além do que procuravamos!


Aos visitarmos o ponto de cultura Ciberparque Anísio Teixeira para entrevista, descobrimos coisas que antes não sabiamos ex: Que o ponto de cultura e o tabuleiro digital são projetos de inclusão sociodigital que vai muito além da utilização geralmente atribuída ao termo. Tendo como base uma compilação que o governo fez de idéias e iniciativas emergentes de diversos coletivos espalhados pelo País, o projeto privilegia o pleno entendimento sobre os novos processos que caracterizam a essência da cultura digital, em que o acesso à Internet em banda larga é a peça chave para seu fluxo, sem, no entanto, ser a única. Trata-se de uma visão que intenta a expansão dessa cultura através do fomento à articulação colaborativa em rede, mas que também viabiliza a apropriação dos meios de produção digitais para uma produção multimída e autônoma.

O projeto Tabuleiro Digital, com o apoio do Ciberparque montam os telecentros com cerca de 10 computadores cada, todos operacionalizados com sistemas Livres, com uma hora diária de internet para cada usuário, com a parceira da Secretaria Municipal de Educação e do (gilix) -Grupo Irecê linux. Esse, grupo trabalha na formação desses jovens, oferencendo oficinas e cursos, nos telecentros para a comunidades vizinhas assim o software livre também chegaram as escolas e bairros.

Esse trabalho se desenvolve em três comunidades rurais:, os povoados de (Itapicuru meia hora e Angical), e dois com parceria Tabuleiro Digital, Ciberparque e o PID - Programa de Identidade Digital do Governo Estadual sediado no bairro Bradesco e bairro São Francisco em Irecê.O programa tem beneficiado de forma significativa a população irecence.

Gicélia

4 comentários:

eriande disse...

Gicelia, è gratificante saber que Irecê, a nossa cidade foi um dos primeiros municípios que através do projeto Irecê, aderiu uma política de software livre, inicialmente com treinamento de usuários que logo passaram a orientadores.
E hoje são coordenadores do Ponto de Cultura.
E acrescento que através desses projetos uma equipe de 50 jovens recebeu capacitação especifica do Ciberparque com orientação sobre educação popular enpreendedorismo cultural e microcrédito, com apoio da coordenação Nacional do Projeto Agente Cultura Viva.
Percebe-se a importância deste programa para despertar o interesse por capacitação profissional. Pois desses 50 jovens dois montaram sua própria empresa em software livre (ORCA LIMAC)
Fiquei encantada com os recursos de tecnologia existente nesse programa, contribuindo para inclusão digital da nossa cidade.

Cristina disse...

Gicélia que bom que o tabuleiro digital trabalham com sistemas livres e formando grupos de jovens, e que passam informações seguras sobre o soft.Nós vamos dar continuidade passando algumas coisas que aprendemos com Bonilla e as leituras indicadas por ela,conscientizando as pessoas sobre essas vantagens.

cristina disse...

Olá Gícelia, fico feliz com essas descobertas pois observo o quanto foi importante os trabalhos de pesquisa e entrevista. A gente descobre muita novidade e passa para os colegas as descobertas também.
O nosso papel de mediador faz a diferença sendo em sala de aula ou na sociedade, pois estamos incentivando outras pessoas a conhecer o software livre e estudar as vantagens que ele traz para as nossas máquinas e para os laboratórios de informaticas.

Bonilla disse...

Olá Gicélia, é fundamental dizer também que esse processo todo no município de Irecê foi desencadeado com o início do Curso de Formação dos Professores, oferecido pela Faced/UFBA - o Software Livre chega em Irecê, através desses projetos, via a Universidade.
bj