Calendário 2010

Calendário 2010

terça-feira, 31 de março de 2009

PESQUISA EM ITAPICURU

A Escola Municipal José Francisco Nunes, fica localizada no povoado de Itapicuru que fica a uma distancia de mais ou menos 8 quilometro de Irecê. Essa escola hoje é referência em inclusão digital, pois os alunos desta instituição de ensino, contam com um Centro de Inclusão Digital que funciona na praça principal do povoado, implantado pelo programa PID (programa de inclusão digital) com parceria com a Secretaria Municipal de E ducação e um infocentro implantado pelo programa proinfo, um programa do governo federal. Segundo as informações da coordenadora desta escola, todos os computadores do proinfo são configurações próprias no linux e que somente a autorizada pode alterar ou configurar.

A Escola tem mais 02 máquinas do usos administrativo da escola e mais uma do trabalho de pesquisa do FAPESB, esse também configurado com o linux no uso dos trabalhos de pesquisa com alunos e 03 professores bolsistas. A pesquisa é voltada para introdução á tecnologia nas escolas como mecanismo estruturante e fundante da/na construção do conhecimento. Segundo as informações da coordenadora e demais funcionários usam o software livre e por antes ter tido acesso ao software proprietário, sentiram um pouco de dificuldade no manuseio da máquina mas que logo se familiariza com o linux e assim também acontece com os alunos.

Os projetos geram um processo de inclusão principalmente para aqueles que não têm a menor possibilidade de comprar um computador, garantindo o acesso através da entidade escolar. Diz ainda que os alunos das escolas, tem seu espaço garantido no Centro de Inclusão Digital e no infocentro aumentando a ssim o número de usuários que começam a ter contato com a informatização desde cedo e que também,os alunos de seis anos já conseguem definir o projeto como espaço de ferramenta para o aprendizado e que seus professores estão agendando constantemente os horários para trabalhos de pesquisa.

Para facilitar o acesso aos computadores, ou seja, ”incluir digitalmente”,nossas crianças e jovens, o governo estadual, federal e municipal, vem desenvolvendo políticas públicas, para inclusão digital de pessoa de lugares distantantes e isolados ,gerando assim um processos de construções globalizadas. A equipe Gestora dessa instituição de ensino garante que são muitas as vantagens do uso de software livre, pois assim não seremos somente consumidores e sim construtores-na construção de conhecimentos, sem contar que sendo assim estaremos livres dos invasores de máquinas.

3 comentários:

nubia disse...

Já pensou, se todas as escolas, ou pelo menos as municipais onde o número de alunos de baixa renda é muito grande aderisse a esse projeto, ou instalasse o software livre em suas máquinas? com certeza as nossas crianças e jovens teriam garantido a inclusão digital e desde cedo seriam construtores de conhecimento e colaboradores desse processo.

Maria Leide disse...

Acho que devemos levar a serio a ideia de construção mesmo, pois se usamos ums sistema livre é para isso que precisamos conehcer cada vez mais

Simone disse...

Nosso mundo moderno hoje em dia grita por inclusão digital, más não queremos apenas as maquinas, é preciso que junto com elas venham instaladas programas como o software livre que promovam a liberdade de partilha, onde todos se sintam sujeitos de suas ações. Fico feliz pela comunidade de itapicuru por já fazerm parte dessa era digital e espero que um dia a minha comunidade do Baixão de Sinésia também possa ser agraciada com esse presente. conquista.