Calendário 2010

Calendário 2010

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Reflexão da discussão sobre inclusão digital no 1º encontro do GEAC

Falar em inclusão digital, também estamos nos referindo a inclusão social e construção de conhecimentos. Sabemos que as políticas públicas voltadas para a inclusão digital é somente um “faz-de-conta” . Precisamos mesmo de medidas efetivas que disponibilizem e capacitem pessoas para sua inserção no mundo digital, não somente os monitores dos laboratórios de informática e telecentros, mas também os professores de turmas regulares.
Assim, é necessário conscientizar-nos que inclusão digital não é apenas ensinar a utilização das NTIC's ou disponibilizar o acesso à rede, mas a produção de conteúdos como estratégias importantes nesse processo de Inclusão, bem como parcerias com políticas públicas e ações de responsabilidade social.
Atualmente o uso das NTIC's (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação), principalmente de computadores, se fazem presentes e necessários nas escolas públicas e particulares. O ambiente cultural dentro das escolas e nas salas de aula onde ocorra troca e socialização, se aplicadas sem muitas restrições vem proporcionar aos alunos uma educação inovadora que transforme a realidade e alcance os objetivos.

Nenhum comentário: