Calendário 2010

Calendário 2010

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

REFLEXÃO SOBRE O TEXTO O TURBILHÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO/SÉRIES INICIAIS – PROJETO IRECÊ
GRUPO DE ORIENTAÇÃO: – FABRIZIA
CURSISTAS: GICÉLIA BATISTA NUNES
ATIVIDADE: RIPE 2121
REFLEXÃO SOBRE O TEXTO O TURBILHÃO
Na prática, educação é chamada à cena como estratégia central da competitividade, no contexto da globalização, fortemente marcada pela lógica do conhecimento. Encontramos aí, porém, punhado de contradições cada vez mais preocupantes, sendo que, grande parte da população ativa, não terá emprego, e talvez nem trabalho.

O apelo desesperado à educação pode retratar, sobretudo, que sua força maior é política, como queria Paulo Freire. “O que a escola pode oferecer de melhor ao pobre é o saber pensar politicamente plantado”. A escola básica deve estar aberta a todos , gratuitamente,oferecendo e garantindo ensino de qualidade independente da sua classe social e econômica,propicionando assim, oportunidades de ascender à condição do sujeito autônomo. Através implantação de políticas públicas educativas, melhoram consideravelmente às condições de vida da população carente.
Bjusssssssss:
Gicelia

Um comentário:

leticia disse...

Sim, Gicélia

Também defendo uma Educação que seja realmente verdadeira, cumpridora de suas obrigações.
A sociedade está precisando mesmo, é de projetos que sejam verdadeiramente ativos, que façam a diferença na vida das pessoas, que as tratem como cidadãos, de fato e de direito.
Os projetos que possibilitaram a instalação de tabuleiros públicos, com certeza foi um passo social bastante significativo.Vamos torcer para que outros possam vir, na intenção única de cidadania e apreço àquelas pessoas consideradas à margem do sistema elitista e segregador dos direitos humanos.