Calendário 2010

Calendário 2010

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Reflexão sobre o texto "DESCONECTADOS"

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
/SÉRIES INICIAIS – PROJETO IRECÊ
GRUPO DE ORIENTAÇÃO – FABRIZIA
CURSISTAS – GICÉLIA BATISTA NUNES

O saber tecnológico precisa e deve estar incluído na realidade da escola pública.
Acredito que, o que realmente seja necessário é uma conscientização sobre o uso do computador que perpassa pela educação, ou seja é preciso saber o que está se utilizando, para que finalidade, como utilizar, por que utilizar.
Está aí, a importância da formação de professores nesta área a fim de que os mesmos, sintam-se capazes de torná-los aptos a ensinar efetivamente os alunos a relacionarem-se melhor com o computador e dessa forma favorecer a educação através de outras alternativas de ensino. Não creio que o computador seja um erro nas escolas, ou seja que prejudique a aprendizagem do aluno, pelo contrário é um meio que o possibilita a se "expandir" e que favorece seu desenvolvimento global.
O uso da Internet na escola, tem também um papel fundamental no processo de construção do conhecimento, ao passo que ela dá acesso ao infinito mundo de informação e comunicação, com o objetivo de fazer com que a tecnologia faça parte do dia-a-dia de todos, transmitindo-lhes as aptidões necessárias a sua autonomia tecnólogica. Além de contar,ainda, com a motivação do educando, de acordo com as afirmações:

...outro aspecto que a escola não pode ignorar
é o interesse dos alunos em explorar o
ciberespaço. Para a escola, que há tanto tempo
reclama da falta de interesse dos alunos, está
aí uma oportunidade de reverter esse quadro:
o educador que conseguir encarar a Internet
como sua aliada estará à frente daqueles que a
encaram como problema
(Educarede, 2003).

A escola deve, então, propor-se a viabilizar
que as tecnologias contribuam para a
formação integral de seus educandos, seus
educadores e de toda a comunidade educativa,
através de um projeto global de cultura
tecnológica.
(Llano e Adrián, 2006, pág. 46).

É preciso compreendermos coletivamente, da grande oportunidade que o acesso às novas tecnologias representa para toda a comunidade escolar,para atingir o grande objetivo de romper com a barreira da indiferença diante da nova realidade do mundo digital.

Um comentário:

Alaides Nunes disse...

Oi Gicélia,
Quando vc fala sobre a importancia de utilizar o computador me faz refletir como seria mais fácil se quando criança tissemos as mesmas oportunidades que nossos filhos e alunos estão tendo,com certeza não teríamos essas dificuldades que estamos enfrentando.