Calendário 2010

Calendário 2010

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Educação e cibercultura "A nova relação com o saber"



UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA SÉRIES/ INICIAIS
CICLO UM 2008.2
PREFEITURA MUNICIPAL IRECÊ
ATIVIDADE : RIPE_EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA A NOVA RELAÇÃO COM O SABER
CURSISTA; GICELIA BATISTA



Educação e cibercultura "A nova relação com o saber"


Durante muito tempo, a humanidade em suas sociedades , se valeram da oralidade como a principal forma de transmissão da aprendizagem dos saberes culturais, sendo esse método ainda hoje usado em muitas de nossas escolas. É necessário pensar em tecnologia que seja educacional, capaz de produzir autonomia no educador e educando, ou seja uma tecnologia que contribui para educar.


O ciberespaço, as redes digitais interativas são importantes fatores de construção de conhecimentos. Contudo, essa interconexão favorece os processos de inteligencia coletiva nas comunidades virtuais. Diante disso vejo que a cibercultura, deve auxiliar os professores em suas atividades contidianas, visto que o mundo virtual tem revolucionado os atuais padrões da aprendizagem e da educação.

Pensando nisso, os professores enfrentaram muitos desafios das tecnologia de informação e comunicação, aprendendo e ensinando, construindo e interagindo com os aluns nas salas de aula. Acredito que as tecnologias estão proporcionando uma revisão dos princípios que norteiam, não somente a criação artistica, mas o conjunto das ciências humanas.

Um comentário:

Sule disse...

ótimo Gil! é interessante pensar que passamos por épocas diferentes, cada época uma especificidade, desde a oralidade, a escrita, até os dias de hoje com a tal Web semantica... Porém, como afirmou Lévy, numa palestra que realizou aqui em Salvador no mês passado, esses processos foram construidos sem que um eliminasse o outro, e sim, um foi articulado com o outro... Não é porque temos hoje a presença das tecnologias que vamos esquecer tudo o que se passou atras, e eliminarr, a ideia é junção, é troca, é participação coletiva, e por isso a necessidade e defesa pela "inteligencia coletiva"...
bjocas
Sule