Calendário 2010

Calendário 2010

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

CIBERPARQUE ANÍSIO TEIXEIRA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
/SÉRIES INICIAIS – PROJETO IRECÊ
GRUPO DE ORIENTAÇÃO – FABRIZIA
ATIVIDADE – 2121
PROFESSOR – NELSON DE LUCA PRETO
CURSISTAS – GICÉLIA BATISTA NUNES

ATIVIDADE RIPE- TEXTO JORNALÍSTICO – CIBERPARQUE ANÍSIO TEIXEIRA.


O Ciberparque Anísio Teixeira voltado para a inclusão sócio-digital na região, com parceria com o programa primeiro emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego Surgiu com o propósito de garantir o acesso, livre ao universo tecnológico, a capacitação para produção de bens culturais.
O programa tem beneficiado de forma significativa a população irecence. Assim, como nós cursistas da segunda turma do Programa de Professores estamos estudando sobre os projetos implantados como os Tabuleiros Digitais, Ponto de Cultura, assim também foi a primeira turma do programa, que também estudaram e montaram projetos para quando os grandes projetos fossem implantados, como programação da rádio web e funcionamento dos tabuleiros digitais.
Em novembro de 2005 iniciou-se com equipe de 50 jovens de 16 a 24 anos agentes de cultura vivas e 4 coordenadores. Durante 06 meses esses 50 jovens receberam um auxilio financeiro de 150 reais por mês para desenvolver ações prevista no Ciberparque. Além das bolsas, esses jovens receberam capacitação específica do Ciberparque com orientações sobre educação popular enpreendedorismo cultural e microcrédito, com o apoio da Coordenação Nacional do programa ação agente cultura viva que visa fomentar a geração de renda nas próprias comunidades, a partir de uma economia solidária. Desses 50 jovens, hoje prestam serviços como bolsistas para a Prefeitura Municipal de Irecê e Secretaria Municipal de Educação dez alunos que foram da primeira turma e dois deles, montaram sua própria empresa em software livre, a (ORCA LINUX)
A parceria estabelecida com setor público e outras organizações permitem ao Ciberparque dispor de uma infra-estrutura para execução de suas atividades tais como: um palco, espaço de videoconferência, Tabuleiros Digitais (acesso livre, gratuito e universal a internet). O programa ação agente Cultura Viva articulado ao ponto de cultura para despertar no jovem o interesse em iniciar, futuramente uma profissão relacionada à cultura.
Em 2006 através do Ciberparque os software livre chegaram as escolas, bairros, cidade vizinha e empresa. Com as vantagens e segurança que linux, nos oferece, milhares de pessoas migraram do software proprietário para o software livre.Exemplo disso, é não ter relato de vírus rodando na plataforma Linux, à economia de recursos financeiros, obtidos com a adoção do SL. Há uma economia, a longo prazo, porque com o software proprietário praticamente a cada ano aparece uma nova versão, essa versão demanda aquisição de direitos de utilização.
O projeto Tabuleiro Digital, com o apoio do Ciberparque montam os telecentros com cerca de 10 computadores cada, todos operacionalizados com sistemas Livres, com uma hora diária de internet para cada usuário, com a parceira da Secretaria Municipal de Educação e do (gilix) -Grupo Irecê linux. Esse, grupo trabalha na formação desses jovens, oferencendo oficinas e cursos, nos telecentros para a comunidade vizinha. Isso nos mostra a importancia dos centros de inclusão digital para um grande número de pessoas que não possue computador.. Esse trabalho se desenvolve em três comunidades rurais:, os povoados de (Itapicuru meia hora e Angical), e dois com parceria Tabuleiro Digital, Ciberparque e o PID - Programa de Identidade Digital do Governo Estadual sediado no bairro Bradesco e bairro são Francisco em Irecê.
É preciso ressaltar que o Ciberparque Anísio Teixeira, conta com a parceria da prefeitura Municipal de Irecê e Faculdade de Educação da UFBA e Ministério do Trabalho e Cultura Viva. Portant, esse projeto incentivador foi o ponto de partida para resgatar, valorizar e divulgar a cultura e os artistas locais e regional. E, sobretudo oferecer aos artistas de nossa região, gratuitamente a possibilidade de divulgar seus talentos e trabalhos com as gravações de seus CDS , produção das capas entre outras produções que favorecem a divulgação dos artistas da região. Esse trabalho pode ser realizado no espaço do Ciberparque, onde dispoem de um stúdio profissional da rádio web, com auxílio de voluntários do Ciberparque. As faixas são gravadas, revisada, editadas, tudo realizado em Software Livre e posteriormente esse material é imediatamente divulgada ao vivo na rádio pela equipe de divulgação



4 comentários:

dulce disse...

Através do texto elaborado por você, conheci um pouco mais sobre o Ponto de cultura.Esse projeto tem muito haver com o projeto que Nelson Preto apresenta no texto O Turbilhão,que aliás,fiz confusão.
Não sabia se o projeto era Quietude da Terra ou Turdilhão.
parabéns pela riqueza de informação
Bejsss.Dulcenalva.

morando aqu disse...

legal seu texto,
associei um pouco as informações contidas do ciberparque com tabuleiro digital (texto post no blog gervasiomozine.blogspot.com) e percebi o grande avanço tecnológico em nossa cidade e o despertar dos distritos e outras cidades vizinhas pelos programas oferecidos através de políticas do governo. Sem dúvidas mostra que estamos bem adiante de outras localidades do nosso estado, do nosso Brasil. Vejo que precisamos divulgar mais esse projeto ciberparque no intuito que outros governantes tomem iniciativas e povoem suas localidades com essas NTICs. Turbilhão trás um tanto dessa modernidade apoiada por projetos socio-digital

DERISVAL S.S ROCHA IRECÊ BAHIA BRASIL. disse...

ok Gicélia muito bacana o seu texto e além de democratizar o acesso e incluir digitalmente, o saiber parque Anisio Teixeira ainda promove coltura quando oportuniza os nossos artistas da região mostrarem os seus trabalhos através da gravação de seus cds gratuitamente.

Sule disse...

Otimo!!! Para a produção do teu primeiro texto ta muito legal...
Bjinhos
Sule