Calendário 2010

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sexta-feira, 24 de outubro de 2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-SÉRIES/INICIAIS

PROJETO IRECÊ CICLO UM 2008.2

ATIVIDADE N° 2120: TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

PROFESSOR: IRON PEDREIRA

CURSISTAGICÉLIA BATISTA NUNES


Escola Municipal Paraíso
Caminho 17 s/n
Fone: (074)36411052
E-mail:
escolaparaiso2006@yahoo.com.br



PLANEJAMENTO
Aula com o jogo Kalah

Turma: G- 10 (5º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos).
Tempo previsto: 50 minutos
Atividade: Jogo Kalah
Área: Matemática e Filosofia

Conteúdo:
* Analise de possibilidades
* Resolução de problemas
* Desenvolvimento do raciocínio lógico

Objetivos:
* Provocar a necessidade de pensar para agir;
Analisar a distribuição das peças no tabuleiro escolhendo a melhor possibilidade de jogo.
* Refletir antes de tomar qualquer decisão;
* Superar a idéia de posse;
* Instigar o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Encaminhamentos:
Consigna:


Hoje vocês irão conhecer o jogo kalah, e vão jogar em dupla com um colega. Para ganhar, o jogador tem como objetivo arrecadar o maior número de sementes ao final da partida em seu kalah. Caso os dois kalahs tiverem, ao final da partida o mesmo número de sementes, um empate deverá ser declarado.

Regras do Jogo:
01- Para iniciar o Jogo, distribuem-se três sementes em cada espaço, com execução dos centrais que deverão ter quatro sementes. Os kalahs, situado nas laterais, devem ficar vazios.
02-Os jogadores fazem suas jogadas alternamente, procurando sempre acumular sementes em seu kalah.
03-Cada jogador, na sua vez, escolhe uma casa do seu lado do tabuleiro, pega todas as sementes dessa casa e as distribui uma a uma em cada casa localizada á sua direita, sem pular nenhuma casa e nem colocar mais de uma semente em cada casa.
04-Cada vez que passar pelo seu kalah, o jogador deve deixar uma semente, continuando a distribuição no lado do adversário e não colocando sementes no kalah do outro jogador (pula este kalah).
05-O jogador termina se um dos jogadores, na sua vez, não tiver mais sementes para movimentar. Os jogadores comparam seus kalahs para determinarem quem tem mais sementes, sendo consequentemente, o vencedor.
06-Sempre que a última semente colocada cair no kalah do jogador, este tem o direito a jogar novamente, ou seja, deverá escolher uma nova casa, pegar as sementes nela existentes e distribuí-las uma a uma nas casas seguintes. Essas regras pode se repetir varias vezes numa mesma jogada, basta que a última semente colocada caia no kalah várias vezes seguida.
07-Se a última semente colocada pelo jogador cair numa casa vazia, do seu lado do tabuleiro, o jogador “captura” todas as sementes do adversário que estiverem casa diretamente á frente desta e colocá-las no seu próprio kalah. Neste caso o jogador não ganhará outra jogada.

Avaliação:
A avaliação será feita através da participação das duplas, observando a capacidade do raciocínio lógico, analise de possibilidades e resolução de problemas.A organização do tempo de cada um, e o respeito pela vez do outro evitando assim os confrontos durante jogo.

RELATÓRIO
Aula com o jogo Kalah

O jogo kalah, foi escolhido porque é um jogo que possibilita desenvolver nos alunos habilidades matemáticas, como raciocínio lógico, construção de estratégias de jogo e de resolução de problemas, antecipação de jogadas e análise de possibilidades.

Dos vinte e oito alunos presentes, somente um aluno se recusou em participar do jogo, e ficou realizando atividades extras, de aulas anteriores, compensando a freqüência irregular. Foram formadas quatorze duplas, isso é com a minha participação em uma das duplas para acompanhar um aluno que tinha ficado sozinho. Apresentei a proposta do jogo através da consigna, depois que eles se organizaram em duplas, distribui os quatorze tabuleiros que levei pronto pra sala, sementes de milho e feijão, expus o papel metros na parede com as regras do jogo para leitura.

As quatorze duplas, ao iniciar o jogo, demonstraram algumas dificuldades, por não compreender e interpretar as regras do jogo. No momento em que detectei essas dificuldades, propus que eles lessem novamente as regras do jogo, agora com intervenções minha com os seguintes questionamentos:
Se vocês prestarem atenção na leitura das regras do jogo, compreenderão facilmente!
O que lhe dará uma nova jogada?
O que lhe garantirá o direito de “capturar” sementes do adversário?
Qual seria a melhor casa escolhida para iniciar o jogo?
Quando é que o jogador será vencedor?
Depois das intervenções, as quatorze duplas participaram ativamente do jogo, conseguindo assim jogar sem minha presença ao lado. Fiquei impressionada com o envolvimento da turma na sua grande maioria e a empolgação em jogar, fui obrigada a interromper, porque se dependesse deles a aula daquela manhã seria somente jogo do kalah.

No instante em que o professor entra na sala e anuncia a atividade, sendo ela desafiadora, o clima muda num passe de mágica e essa mudança, usei como aliada minha na leitura e interpretação da consigna e das regras do jogo. Estou mais convencida ainda “que o jogo poderá ser um grande aliado” para a resolução de situações problemas em qualquer uma outra disciplina, mais tendo sempre o cuidado para que essa atividade não seja descaracterizada e nem somente um pretexto para a introdução de conteúdos. Que se passar a usar o jogo tendo sempre em mente objetivos e argumentos fundamentados para que essa prática favoreça o desenvolvimento de saberes que possam gerar novos conhecimentos, e que o raciocinar logicamente-“encadear proposições de maneira que cada uma contenha a razão da seguinte e seja, por sua vez, demonstrada pela precedente” (Piaget, 1967, p.11).

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