Calendário 2010

Calendário 2010

domingo, 12 de outubro de 2008

FORMAÇÃO DOCENTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA /SÉRIES INICIAIS – PROJETO IRECÊ
GRUPO DE ORIENTAÇÃO – FABRIZIA
ATIVIDADE – 2112
PROFESSORA – MARCEA SALES
CURSISTAS – GICÉLIA BATISTA NUNES


FORMAÇÃO DOCENTE

O Brasil nos últimos tempos, vem passando por uma ampla transformação do seu sistema educativo, exemplo do que vem acontecendo com outros países de nosso entorno cultural. Isso nos explica o porquê das exigências que as sociedades atuais nos impõem, inserindo nas escolas, às novas tecnologias, aos sistemas de informação e comunicação, características de um mundo economicamente e politicamente globalizado.


A formação de professores precisa ser permanente, e para toda vida, fundamentada nas necessidades reais do educador e do educando, promovendo assim, um ensino, inovador, significativo, pautado nas concepções que valorizam a cultura, a política e valores para a vida. A formação precisa focar nas competências necessárias e reais para o profissional requerido pela contemporaneidade. Deve focar as atitudes, as qualidades, as habilidades e os conceitos que ajudarão na formação da identidade profissional do educador. Segundo o professor Casemiro de Medeiros Campos, (2005, p. 8-9) o docente da contemporaneidade precisa desenvolver alguns saberes do docentes a saber: Complexo, Sincrético, Heterogêneo e Plural, Temporal e ainda precisa desenvolver, segundo o autor, algumas características básicas como: Saberes Disciplinares, Saberes Curriculares, Saberes Pedagógicos e Saberes Experienciais.


O professor, em sua ação docente precisa, ainda, recorrer ao conhecimento das áreas na qual é especialista, ao conhecimento pedagógico e ao conhecimento do sentido e significado da educação na formação humana. Esses saberes são mobilizados por ele no contexto das experiências que acumulou em sua vida sobre ser professor, sobre a escola e o aluno, contribuindo assim para a construção coletiva da identidade docente (PIMENTA, 2004). Ainda segundo Casemiro Campos, a transposição didática como sendo a transformação do conhecimento no conhecimento a ser ensinado, precisa ser dominada pelo educador focando o domínio de conteúdo, domínio da estrutura, domínio dos conceitos, domínio das aprendizagens, domínio didático e domínio metodológico. (2005, s. 10)


Hoje, compreendo que cursar uma universidade não é tão somente executar e realizar todos os trabalhos na espera do diploma, mas sim, gerenciar a minha própria formação profissional, vê minha sala de aula como um laboratório de pesquisa, onde serei um pesquisador em potencial, que também desenvolva no aluno uma postura de investigador! Coloco-me nesse momento reflexivo na posição e condição de alguém que precisa ressignificar os conhecimentos existentes e estar disponível para construir novos saberes e deixar de confiar somente na minha experiência, enquanto professora.

BIBLIOGRAFIA

CAMPOS, C. M. Saberes docentes e a prática pedagógica. Trabalho apresentado no Congresso de Educadores. Salvador-Bahia. 2005.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

Um comentário:

JuLuar disse...

Gil,

Parábens pela tua reflexão, o pior é que entendi diferente e ficou complicado para concluir o meu texto, pois enxergei em alguns aspectos por outro prisma.Mas, depois socializaremos.
Você é uma colega dez!
Abraços,
Júlia